sábado, 11 de fevereiro de 2012

SECRETARIA INICIA ANO LETIVO COM PLANEJAMENTO ESCOLAR

No dia primeiro do corrente mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou as atividades do ano letivo, realizando um planejamento para os professores da rede municipal que atuam no Ensino Fundamental.
O referido planejamento, coordenado pelas supervisoras escolares Soneide e Claudiana Soares, foi aberto pelo senhor Secretário Municipal de Educação Alexandre Henrique Remígio Loureiro, que focalizou, num rápido discurso, o compromisso do município para com a Educação.
Alexandre Loureiro enumerou as iniciativas desenvolvidas por sua Secretaria, ao longo do ano letivo de 2011, mostrando, de forma diagnóstica, que a Educação no município de Emas melhorou, principalmente, a partir da qualificação dos professores.
Antes, porém, da atual administração, 90% do professorado da rede municipal não possuía formação superior. Atualmente, esse percentual apresenta-se bastante reduzido. Pois, um grande número de professores já concluíram o curso de graduação e outros, encontram-se cursando pedagogia, matemática e/ou biologia.
O senhor secretário ressaltou que apesar da Educação ter melhorado no município, ainda é necessário se fazer muita coisa. Explicou que o processo educativo se constrói de forma coletiva e com responsabilidade, exigindo compromisso e dedicação de todos os profissionais que nele atuam.
Ao solicitar o apoio de todos, o senhor Secretário explicou que o município possui uma série de metas que deverão ser cumprida em 2012, e afirmou que a Secretaria Municipal não medirá esforços nesse sentido.
Finalizando suas palavras, Alexandre Loureiro comunicou aos presentes que o município de Emas receberá nessa próxima segunda feira, dia 13 de fevereiro, mais um ônibus escolar, que irá beneficiar os alunos de todos os segmentos e, principalmente, aqueles que residente na zona rural.
Após uma dinâmica de grupos, desenvolvida a cargo das supervisoras Soneide e Claudiana, as coordenadoras do evento convidaram o professor e historiador José Ozildo dos Santos para apresentar aos professores e gestores escolares presentes, o diagnóstico sobre o município de Emas, elaborado no final do ano passado.
Na oportunidade, referido professor falou das potencialidades turísticas e econômicas de Emas, abordando fatos importantes da história de nosso município. Em suas palavras, J. Ozildo mostrou para os nossos professores a necessidade de se trabalhar, de forma transversal, a Educação Patrimonial em sala de aula, para que o aluno não somente passe a conhecer melhor os atrativos naturais e culturais existentes em nosso município, mas também, adquirisse a consciência de que é necessário preservar tais atrativos, que constituem o patrimônio local.
O professor Ozildo afirmou que “não basta proteger os atrativos existentes no município. É preciso dá a esse patrimônio uma utilização pedagógica e isto é Educação Patrimonial. Assim, você até pode colocar uma cerca elétrica ao redor de um sítio arqueológico, visando preservá-lo. No entanto, se não mudar o pensamento do povo, se não conscientizá-lo de que é necessário preservar nosso patrimônio, seja este natural ou cultural, no dia em que porventura, a cerca elétrica se danificar, alguns menos esclarecidos vão entrar no sítio e destrói-lo. Mas, se promovermos a Educação Patrimonial, a cerca elétrica não será preciso. O sítio arqueológico será preservado e terá uma utilização pedagógica”, finalizou.
Após as palavras do professor José Ozildo, a coordenação do evento anunciou a distribuição do corpo docente por escola e horário. E, em seguida, foi entre aos professores participantes, um certificado de honra ao mérito, pelos significantes serviços prestados durante o ano letivo de 2011.
À tarde, após um almoço servido para todos os professores e gestores participantes, iniciou-se o planejamento propriamente dito, que estendeu-se até o dia seguinte, que foi dedicado à Educação Infantil.

GALERIA DE FOTOS